Pular para o conteúdo principal

O Espírito musical (L'Espirit musical), Erik Satie



ERIK SATIE
COMPOSITOR
AMBIENTE
Músico da Confrérie de la Rose + Croix
MESTRE DA CAPELA DA IGREJA METROPOLITANA
DO JESUS CONDUTOR

EDUCADO NA
SCHOLA CANTORUM

APRESENTA A VOCÊS 


O ESPÍRITO MUSICAL

Este pequeno livro é o texto de uma conferência realizada em Bruxelas e Antuérpia em março de 1924, por Erik SATIE, que veio muito jovem a um mundo velho demais. Edição original impressa em janeiro de 1950, pela Imprimerie Nationale des Invalides de Liège, 40 cópias de velino e 11 cópias de madagascar, numeradas de 1 a 51 pela editora.


Tendo que falar a vocês sobre Música - um assunto vasto para uma palestra - vou restringir muito meu assunto, me reservando a comentar um pouco sobre os músicos e, principalmente, sobre o Espírito musical.
O músico é recrutado em todos os círculos...; vem de todas as classes sociais...
...A educação musical é feita assim como todos os ensinamentos; ... é dada pelos professores..., e recebida pelos alunos - que são mais ou menos bons - (assim como os professores, enfim...).
... Depois de alguns anos, o estudante se torna o que é vulgarmente chamado de “artista”...
Até agora, tudo está claro.

Em suma... este recém-chegado...o que ele sabe?...
Ele sabe: ...Harmonia..., contraponto; Instrumentação; Orquestração... a Melodia não tem segredos para ele..., nem o Ritmo, o Som, o Dinamismo, Tom (e o Sistema Atonal) ...
...
Ele cultiva a Sabedoria... Ele é imaginativo... Ele tem uma dose de abnegação amplificada por um desejo de sacrifício muito grande..., enorme..., se eu ousasse dizer ... Seu poder é extremo...
Em uma palavra, ele está pronto para a luta... ele vai lutar lealmente...
...
Note que todas essas coisas são conhecidas pelos próprios Críticos... Porque os Críticos, é claro..., sabem tudo... e têm todas as qualidades.
...Por exemplo, Messieurs Vuillermoz..., Laloy..., Schlœ(t)zer: ...sim..., eles sabem tudo!... (ou pelo menos... suponho)...

Não dê... peço-lhe... um significado agressivo para o que estou dizendo agora...
Eu só faço descobertas... que não minam sua fama respeitosa - e que eu respeito...
...Eu tenho em demasia o espírito do Pensamento Livre para não tolerar o pensamento dos outros - mesmo que eles apareçam a mim como oponentes irredutíveis, e até um pouco desleais...
...Eu não ataco ou glorifico ninguém... Eu até desisto..., hoje, da ironia que é costumeira para mim...
...Estou falando com você como amigo - como um velho amigo, claro...
Mas isso não é o suficiente para ser músico - ou para parecer com um - você precisa estar ciente disso...
Esse espírito é um espírito como outro qualquer; ...ele é irmão do espírito literário..., do espírito imagético..., do espírito científico..., e de vários outros espíritos – alguns mais espirituais que os outros...
Somente aqueles que são animados por este espírito podem esperar alcançar certas alturas de pensamento, alguns picos de especulação...
...Sabe, queridos amigos, que é o espírito de cada arte que dá ao artista a coragem para suportar a violência das lutas...
... Porque, na Arte..., tudo está na luta..., e as lutas são numerosas..., repetidas..., sem misericórdia...
E, acima de tudo..., sem compromissos...
...desistir será sempre um sinal de fraqueza – se não covardia...

Então, vemos que a maioria dos críticos - na Música, como em qualquer Arte - não tem o “espírito” da coisa com a qual eles estão lidando...
...É por isso que o seu ponto de vista difere tantas vezes do autor que eles julgam...
Note que não questiono sua boa-fé; ...porque eu não falo aqui da Crítica séria; ...os outros não me interessam o suficiente para eu cuidar deles...
Que eles não vejam em minhas palavras qualquer má intenção para com eles: ...eles não são objeto da minha atenção depreciativa...
...Que o Senhor os proteja..., os abençoe..., os preencha de felicidade - se Ele quiser...

Nas coisas do intelecto, existem convenções especiais para essas coisas.
...Se alguém quer estar certo - realmente certo - deve-se começar por ser razoável, muito razoável (note que não estou incorrendo aqui em pleonasmo);...
além disso..., deve-se estar certo sem vaidade..., sem alvoroço..., sem orgulho... A posse da Razão não concede nenhum privilégio; ...
...muitas vezes, só causa problemas... O homem que é certo, geralmente é malvisto... mesmo de óculos...
...Cabe a ele saber disso, e não aspirar a coisa alguma senão a estar certo - se ele assim quiser...
...
...Mas quem quiser preservar sua tranquilidade pessoal, terá o cuidado de estar sempre errado..., completamente errado - mais, até...
...Então..., bons dias serão assegurados a ele..., e ele desaparecerá com honras e prosperidade; - e... talvez... ele tenha muitos filhos - legítimos, naturais - ou sobrenaturais.

A prática de uma arte nos convida a viver na mais absoluta renúncia...
...Não é por diversão que eu falei... agora há pouco..., de sacrifício...
A Música exige muito daqueles que a querem servir... Isso é o que eu queria que vocês sentissem...
Um verdadeiro músico deve se sujeitar à Arte...; ele deve se colocar acima das misérias humanas...; ele tem que buscar sua própria coragem... apenas em si mesmo.

NOSSO MOTE COMERCIAL:
FAZER O NOVO COM O VELHO
E. SATIE

Tradução: Rond Assis

Comentários